Tempo de Cais



Conforme o tempo avança
lembro-me cada vez mais
do tempo quando eu criança
corria ao sol no cais.
Vau que inda hoje aliança
amigos, parentes e pais
outros de minha privança
liames de mesmos ais.


Soaroir Maria de Campos
  10/12/06

domingo, 20 de abril de 2014

Colaboração

Para I Ciranda de Poesias 2014 - Metamorphosis


Nota Prévia 

Enquanto esperavam seus maridos chegarem do mar, as mulheres de uma região do Nordeste do Brasil, de mãos dadas, cantavam e dançavam suas cantigas ao  som de um ritmo lento e repetido marcado por instrumentos de percussão.                                                                     

Sem desguarnecer o sentido original, a literatura tomou emprestada a idéia desta dança comunitária sem quaisquer preconceitos ou limites para o número de participantes para, de acordo com cada mote, o poeta, o escritor o pensador, deixar a sua marca.  É possível que haja outras razões para a atravessia da Ciranda chegar aos inúmeros movimentos de cirandar na literatura, mas eu desconheço. ­­              

Como na dança de roda da ciranda, em que cada dançarino individualmente relaciona-se de modo integrado ao todo, os textos desta obra compõem um todo harmônico e orquestrado, sobre os mais diferentes temas, semanalmente eleitos.           

Não chamaríamos a poesia de “poesia”, não fossem os grandes poetas do passado, no entanto, a poesia chegou à Internet e junto a esta olaria virtual, o oleiro poético depura sua arte sem nenhum medo de ousar e, o que antes era produto das sombras, de ungidos privilegiados, hoje está à luz do mundo real, com as aflições e carências contemporâneas.  

E, não sendo mais herdade de poucos, a poesia virtual permite que o poeta que em nós habita exista sem se preocupar em citar, imitar nem tampouco se constranger perante julgamentos, exceto com a fidelidade ao nosso idioma, no que às vezes pecamos na ebulição do momento da inspiração.                   

Esta ciranda é apenas uma amostra do benefício que podemos obter unindo a poesia com a Internet em um site fidedigno.  

São Paulo, Brasil - Abril de 2014
Soaroir Maria de Campos

 

Fonte: 1) Danças Brasileiras – Ciranda

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário